domingo, 1 de setembro de 2013

RELATÓRIO DE VIVÊNCIA -SARESP 2011



    A atividade foi realizada com 145 alunos entre e anos.
    Lido o texto e explicado como deveria ser realizada a atividade, solicitei que indicasse qual seria a pergunta do enunciado e a maioria respondeu- me, que era “Por que o Planeta Plutão foi excluído do Sistema Solar?”
    Sanadas as dúvidas em relação ao que foi proposto, prosseguimos com a realização da atividade.
    Após, concluída observei que quarenta e dois alunos responderam a alternativa ”A”, pois não compreenderam o que foi solicitado, se baseando na última parte do texto “ Deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar”, e ou por suposição de que Plutão tem pouca quantidade de massa, comparado aos outros planetas.
    Já a alternativa “ B”, foi assinalada por 5 alunos por realmente, acharem que o planeta teve a órbita alterada, devido ao vários corpos interferirem sua rota.
    Quanto a alternativa “C”, apenas 8 alunos assinalaram, porque não compreenderam a palavra “ inexistem”, ou por falta de atenção, terem lido “existem”.
    Os noventa e dois alunos que assinalaram a resposta correta  (D) compreenderam plenamente o texto e o que foi solicitado, localizando as informações explícitas estabelecendo a relação  causa/ conseqüência.
    Após o levantamento, conclui que as dimensões da leitura podem ser analisadas das seguintes formas:
Ø Os alunos que responderam as alternativas “A” , “B” e “ C”, não compreenderam as informações explícitas no texto, apresentando problema na dimensão cognitiva.
Ø Os alunos que responderam a alternativa “ D” foram capazes de identificar as informações no texto , justificando de forma adequada sua resposta.
Compreenderam enunciado, gênero textual, conectivos e citações.  As dimensões cognitivas e argumentativas são satisfatórias. já que a maioria se orientou pelo conectivo “ por isso” (conclusivo).
IRANETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário