A
atividade foi realizada com 145 alunos entre 8º e 9º anos.
Lido o
texto e explicado como deveria ser realizada a atividade, solicitei que indicasse
qual seria a pergunta do enunciado e a maioria respondeu- me, que era “Por que o Planeta Plutão foi excluído do Sistema Solar?”
Sanadas
as dúvidas em relação ao que foi proposto, prosseguimos com a realização da
atividade.
Após,
concluída observei que quarenta e dois alunos responderam a alternativa ”A”, pois não compreenderam o que foi
solicitado, se baseando na última parte do texto “ Deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar”, e ou por suposição de que Plutão tem pouca quantidade de massa, comparado aos outros planetas.
Já a
alternativa “ B”, foi assinalada por
5 alunos por realmente, acharem que o
planeta teve a órbita alterada, devido ao vários
corpos interferirem sua rota.
Quanto
a alternativa “C”, apenas 8 alunos
assinalaram, porque não compreenderam a palavra “ inexistem”, ou por falta de atenção, terem lido “existem”.
Os
noventa e dois alunos que assinalaram a resposta correta (D)
compreenderam plenamente o texto e o
que foi solicitado, localizando as informações explícitas estabelecendo a
relação causa/ conseqüência.
Após o
levantamento, conclui que as dimensões da leitura podem ser analisadas das
seguintes formas:
Ø
Os
alunos que responderam as alternativas “A”
, “B” e “ C”, não compreenderam as informações explícitas no texto,
apresentando problema na dimensão
cognitiva.
Ø
Os
alunos que responderam a alternativa “ D”
foram capazes de identificar as informações no texto , justificando de forma
adequada sua resposta.
Compreenderam enunciado, gênero textual,
conectivos e citações. As dimensões cognitivas e argumentativas são satisfatórias. já
que a maioria se orientou pelo conectivo “ por
isso” (conclusivo).
IRANETE
Nenhum comentário:
Postar um comentário