E.E.
Jardim Maria Dirce II
Profª: Iranete de Matos Pereira
Tema: Pontuação
Público – alvo: 9º ano
Duração: 8 aulas
Introdução
Os sinais de pontuação,
na língua escrita, tentam reconstituir aproximadamente os movimentos melódicos
da língua falada, demarcando no texto as pausas e a entoação. Seu emprego
adequado contribui para a organização textual e, consequentemente, para a clareza
e eficiência comunicativa do texto.
Objetivos:
·
Analisar
as duas maneiras de introduzir o discurso do personagem e a fala do narrador
(discurso direto e indireto);
·
Perceber
que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
·
Reconhecer as diferenças de efeitos e sentidos
com o uso da pontuação.
Metodologia:
1º passo:
·
Leitura
compartilhada do texto “Pneu Furado” de
Luís Fernando Veríssimo.
·
Ativação
de conhecimentos prévios. Questionamento:
Ø
Qual
o assunto tratado no texto?
Ø
Quantos
e quais são os sinais de pontuação apresentados no texto?
Ø
Quais
sinais já conhecem ou que mais utilizam?
Ø
Quais
ainda não conhecem ou não utilizam com frequência? P.S - Professor colocar as
informações na lousa.
2º passo:
·
Pedir
aos alunos que analisem e justifiquem oralmente o uso da pontuação no texto;
·
Apresentação
e explanação das regras de pontuação (slides).
Atividade1
Ø
Solicitar
aos alunos, que retirem do texto frases com sinais de pontuação que já
conhecem;
Ø
Pesquisar
e recortar frases com sinais de pontuação que pouco utilizam (em revistas, panfletos, jornais).
Atividade2
Ø
Em grupo, peça aos alunos que elaborem um
pequeno texto a partir das frases elaboradas utilizando os sinais já
assimilados. Após realização troque os textos entre os grupos.
3º passo:
·
Entregar as regras de pontuação aos grupos e
promova uma correção coletiva, para que os mesmos verifiquem se a pontuação foi
utilizada adequadamente, sob a orientação do professor.
4º passo:
Atividade3
·
Peça
aos alunos que expliquem a diferença no sentido da frase ao mudar a
pontuação.
Ø - Você trocou o pneu pra mim.
Ø - Você trocou o pneu pra mim?
Ø - Você trocou o pneu pra mim!
Ø - É uma compulsão...
Ø - É uma “compulsão”.
Ø - É uma compulsão?
·
Atividade4
Ø
Elaboração de cartazes com as regras de pontuação
e expô-los no mural da sala, para que melhor se orientem em sua utilização;
Ø
Atividade investigativa (produção textual e
exercícios para pontuar)
Recursos:
·
Professor como
mediador do aprendizado
·
Texto impresso e
exercícios
·
Data show
(vídeos)
·
Imagens (Sinais
de pontuação)
·
Lousa e giz
Avaliação
·
Avaliação contínua: Será observado o interesse e
a socialização dos alunos durante as atividades;
·
Avaliação diagnóstica e investigativa;
·
Produção textual: Textos utilizando o que foi
assimilado.
Bibliografia
Ø
Veríssimo, Luis Fernando – Livro: Pai não
entende nada, L&PM,1991
Ø
Souza, Jésus Barboza/Campedelli, Samira Youssef-
Minigramática Ed. Saraiva.
Ø
Ferreira, Mauro – Aprender e Praticar Gramática
FTD – 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário