quinta-feira, 3 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÀTICA CRÔNICA "Pneu Furado"



E.E. Jardim Maria Dirce II
Profª: Iranete de Matos Pereira
Tema: Pontuação
Público – alvo:   9º ano
Duração: 8 aulas
                                                Introdução

Os sinais de pontuação, na língua escrita, tentam reconstituir aproximadamente os movimentos melódicos da língua falada, demarcando no texto as pausas e a entoação. Seu emprego adequado contribui para a organização textual e, consequentemente, para a clareza e eficiência comunicativa do texto.
Objetivos:
·         Analisar as duas maneiras de introduzir o discurso do personagem e a fala do narrador (discurso direto e indireto);
·         Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o  entendimento do leitor;
·          Reconhecer as diferenças de efeitos e sentidos com o uso da pontuação.
Metodologia:
1º passo:
·         Leitura compartilhada do texto “Pneu Furado” de Luís Fernando Veríssimo.
·         Ativação de conhecimentos prévios. Questionamento:
Ø  Qual o assunto tratado no texto?
Ø  Quantos e quais são os sinais de pontuação apresentados no texto?
Ø  Quais sinais já conhecem ou que mais utilizam?
Ø  Quais ainda não conhecem ou não utilizam com frequência? P.S - Professor colocar as informações na lousa.
2º passo:
·         Pedir aos alunos que analisem e justifiquem oralmente o uso da pontuação no texto;
·         Apresentação e explanação das regras de pontuação (slides).
Atividade1
Ø  Solicitar aos alunos, que retirem do texto frases com sinais de pontuação que já conhecem;
Ø  Pesquisar e recortar frases com sinais de pontuação que pouco utilizam  (em revistas, panfletos, jornais).
Atividade2
Ø  Em grupo, peça aos alunos que elaborem um pequeno texto a partir das frases elaboradas utilizando os sinais já assimilados. Após realização troque os textos entre os grupos.
3º passo:
·         Entregar as regras de pontuação aos grupos e promova uma correção coletiva, para que os mesmos verifiquem se a pontuação foi utilizada adequadamente, sob a orientação do professor.
4º passo:
Atividade3
·        Peça aos alunos que expliquem a diferença no sentido da frase ao mudar a pontuação. 
Ø - Você trocou o pneu pra mim.
Ø - Você trocou o pneu pra mim?
Ø - Você trocou o pneu pra mim!
Ø - É uma compulsão...
Ø - É uma “compulsão”.
Ø - É uma compulsão?
·        Atividade4
Ø  Elaboração de cartazes com as regras de pontuação e expô-los no mural da sala, para que melhor se orientem em sua utilização;
Ø  Atividade investigativa (produção textual e exercícios para pontuar)
Recursos:
·        Professor como mediador do aprendizado
·        Texto impresso e exercícios
·        Data show (vídeos)
·        Imagens (Sinais de pontuação)
·        Lousa e giz
Avaliação
·         Avaliação contínua: Será observado o interesse e a socialização dos alunos durante as atividades;
·         Avaliação diagnóstica e investigativa;
·         Produção textual: Textos utilizando o que foi assimilado.
Bibliografia
Ø  Veríssimo, Luis Fernando – Livro: Pai não entende nada, L&PM,1991
Ø  Souza, Jésus Barboza/Campedelli, Samira Youssef- Minigramática Ed. Saraiva.

Ø  Ferreira, Mauro – Aprender e Praticar Gramática FTD – 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário