E.E.
Jardim Maria Dirce II
Profª: Iranete de Matos Pereira
Tema: Jogos eletrônicos com temas violentos
Público – alvo: 9º ano
Duração: 06 aulas
Introdução
[...] para poder ensinar
Língua Portuguesa, a escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe
uma única forma “certa” de falar_ a que se parece com a escrita_ e o de que a
escrita é o espelho da fala_ e, sendo assim, seria preciso “consertar” a fala
do aluno para evitar que ele escreva errado...
[...]. A questão não é
falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as
características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro
às diferentes situações comunicativas[...] (PCN,2000p.31-2)
Objetivos:
·
Tomada
de consciência da importância de comportamento da fala, do olhar e atitude
corporal;
·
Identificar
posições distintas relativas ao mesmo tema;
·
Explorar
fontes de informações para posicionamento diante de diferentes temas;
· Desenvolver a capacidade de
argumentação, exemplificação,ilustração e explicação
Metodologia:
1º passo:
·
Apresentação
do tema: Vídeo preparado pelo professor com cenas da evolução dos jogos
eletrônicos.
·
Ativação de conhecimentos prévios.
Questionamento:
Ø
Que
tipo de jogos você mais gosta de brincar?
Ø
Que
sensação você sente ao jogar?
Ø
Os
jogos eletrônicos influenciam no comportamento das pessoas?
2º passo:
·
Leitura
compartilhada dos textos do jornal “O Estado de São Paulo” de 27 de janeiro de
2008 seção “A questão é” Você é a favor da proibição de jogos eletrônicos com temas violentos? (Sim - Içami Tiba _ Não –
Erick Itakura)
Atividade1
Ø
Solicitar
aos alunos, que formem grupos e identifiquem os argumentos que os autores
utilizaram para justificar seu posicionamento.
Ø
Peça
que em grupo exponham oralmente os argumentos encontrados no texto “SIM” e
escreva na lousa até que encontrem todos. Repita o mesmo processo com o texto
“NÃO”.
Ø
Solicite que apontem as conclusões dos textos.
3º passo:
·
Apresentação dos vídeos “You Tube”
Ø
“Como jogos violentos podem mexer com a cabeça
das crianças e jovens.” http://www.youtube.com/watch?v=D2c3L6hf7w8
Ø
“Matéria do Fantástico sobre Games Violentos” http://www.youtube.com/watch?v=rMFTF0Fx37Y
Ø
Discussão sobre os argumentos apresentados pelos
entrevistados ( roda de conversa)
4º passo:
Atividade2
·
Peça
aos alunos que façam entrevistas com professores e colegas a respeito da
“Proibição de Games Violentos”
PS. Ao entrevistar os colegas, os alunos estarão reforçando a
argumentação para posteriormente utilizá-los no debate. (Professor, com essas
informações seus alunos também poderão elaborar uma tabela ou gráfico com os
resultados.)
5º passo:
Atividade3
·
Debate regrado
Ø
Dividir a sala em dois grupos ( favor e contra)
e peça que se preparem para a atividade
Ø
Professor
como mediador apresenta as regras pré- estabelecidas do debate.
Ø
Colocar os grupos frente a frente e cada um com
seu debatedor.
Ø
Iniciado o debate, cada grupo terá oportunidade
de argumentar e contra argumentar dentro de um tempo estabelecido pelo
mediador.
Ø
Concluído
o debate, o professor fará os comentários necessários e pedirá que cada grupo
exponha sua opinião em relação a realização do debate.
Recursos:
·
Professor como
mediador do aprendizado
·
Texto impresso
·
Data show
(vídeos)
·
Lousa e giz
Avaliação:
·
Avaliação contínua: Será observado o interesse e
a socialização dos alunos durante as atividades;
·
Avaliação diagnóstica e investigativa;.
Bibliografia:
DOLZ, SCHNEUWLY, PIETRO e
ZAHND. “A exposição oral”. In: Gêneros orais e escritos na escola.
São Paulo: Mercado de Letras, 2011.
SCHNEUWLY, B., DOLZ, J.
“Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino”. In: Gêneros
orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2011.
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