domingo, 13 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA/ORALIDADE

E.E. Jardim Maria Dirce II
Profª: Iranete de Matos Pereira
Tema: Jogos eletrônicos com temas violentos
Público – alvo: 9º ano
Duração: 06 aulas
                                                Introdução

[...] para poder ensinar Língua Portuguesa, a escola precisa livrar-se de alguns mitos: o de que existe uma única forma “certa” de falar_ a que se parece com a escrita_ e o de que a escrita é o espelho da fala_ e, sendo assim, seria preciso “consertar” a fala do aluno para evitar que ele escreva errado...
[...]. A questão não é falar certo ou errado, mas saber qual forma de fala utilizar, considerando as características do contexto de comunicação, ou seja, saber adequar o registro às diferentes situações comunicativas[...] (PCN,2000p.31-2)
Objetivos:
·         Tomada de consciência da importância de comportamento da fala, do olhar e atitude corporal;
·         Identificar posições distintas relativas ao mesmo tema;
·         Explorar fontes de informações para posicionamento diante de diferentes temas;
·       Desenvolver a capacidade de argumentação, exemplificação,ilustração e explicação
     Metodologia:
1º passo:
·         Apresentação do tema: Vídeo preparado pelo professor com cenas da evolução dos jogos eletrônicos.
·          Ativação de conhecimentos prévios. Questionamento:
Ø  Que tipo de jogos você mais gosta de brincar?
Ø  Que sensação você sente ao jogar?
Ø  Os jogos eletrônicos influenciam no comportamento das pessoas?
 2º passo:
·         Leitura compartilhada dos textos do jornal “O Estado de São Paulo” de 27 de janeiro de 2008  seção “A questão é” Você é a favor da proibição de jogos eletrônicos com temas violentos? (Sim - Içami Tiba _ Não – Erick Itakura)
Atividade1
Ø  Solicitar aos alunos, que formem grupos e identifiquem os argumentos que os autores utilizaram para justificar seu posicionamento.
Ø  Peça que em grupo exponham oralmente os argumentos encontrados no texto “SIM” e escreva na lousa até que encontrem todos. Repita o mesmo processo com o texto “NÃO”.
Ø   Solicite que apontem as conclusões dos textos.

3º passo:
·         Apresentação dos vídeos “You Tube”
Ø  “Como jogos violentos podem mexer com a cabeça das crianças e jovens.” http://www.youtube.com/watch?v=D2c3L6hf7w8
Ø  “Matéria do Fantástico sobre Games Violentos” http://www.youtube.com/watch?v=rMFTF0Fx37Y
Ø  Discussão sobre os argumentos apresentados pelos entrevistados ( roda de conversa)
4º passo:
Atividade2
          ·          Peça aos alunos que façam entrevistas com professores e colegas a respeito da “Proibição de Games Violentos”
PS. Ao entrevistar os colegas, os alunos estarão reforçando a argumentação para posteriormente utilizá-los no debate. (Professor, com essas informações seus alunos também poderão elaborar uma tabela ou gráfico com os resultados.)
5º passo:
Atividade3
           ·          Debate regrado
Ø  Dividir a sala em dois grupos ( favor e contra) e peça que se preparem para a atividade
Ø   Professor como mediador apresenta as regras pré- estabelecidas do debate.
Ø  Colocar os grupos frente a frente e cada um com seu debatedor.
Ø  Iniciado o debate, cada grupo terá oportunidade de argumentar e contra argumentar dentro de um tempo estabelecido pelo mediador.
Ø   Concluído o debate, o professor fará os comentários necessários e pedirá que cada grupo exponha sua opinião em relação a realização do debate.
Recursos:
·         Professor como mediador do aprendizado
·         Texto impresso
·         Data show (vídeos)
·         Lousa e giz
Avaliação:
           ·          Avaliação contínua: Será observado o interesse e a socialização dos alunos durante as        atividades;
           ·          Avaliação diagnóstica e investigativa;.
Bibliografia:


DOLZ, SCHNEUWLY, PIETRO e ZAHND. “A exposição oral”. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2011.


SCHNEUWLY, B., DOLZ, J. “Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino”. In: Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2011.

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