terça-feira, 1 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PONTUAÇÂO

E.E. Jardim Maria Dirce II
Profª Iranete de Matos Pereira 
Tema: Pontuação / Conto "Pontos de Vista"
Público – alvo: 8º e 9º anos 
Duração: 10 aulas
                                                        Introdução

              Os sinais de pontuação, na língua escrita, tentam reconstituir aproximadamente os movimentos melódicos da língua falada, demarcando no texto as pausas e a entoação. Seu emprego adequado contribui para a organização textual e, consequentemente, para a clareza e eficiência comunicativa do texto.

Objetivos:

 • Analisar as duas maneiras de introduzir o discurso do personagem e a fala do narrador (discurso direto e indireto );
 • Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor
• Reconhecer as diferenças de efeitos e sentidos com o uso da pontuação.

Metodologia:

passo:
• Leitura compartilhada do texto “Ponto de vista” de João Anzanello Carrascoza.
• Ativação de conhecimentos prévios. Questionamentos:

 Qual o assunto tratado no texto?
 Quantos e quais são os sinais de pontuação apresentados no texto? 
 Quais sinais já conhecem ou que mais utilizam?
 Quais ainda não conhecem ou não utilizam com freqüência? P.S - Professor colocar as informações na lousa.

 2º passo:

 • Pedir aos alunos que analisem e justifiquem oralmente o uso da pontuação no texto.
 • Apresentação e explanação das regras de pontuação (slides).

Atividade1 

 Solicitar aos alunos, que grifem funções explícitas no texto de alguns sinais de pontuação. 

Atividade 2

  Em grupo, peça aos alunos que elaborem uma regrinha de pontuação a partir dos trechos grifados anteriormente. 

3º passo: 

 • Entregar as regras de pontuação aos alunos, para que os mesmos façam uma comparação com o texto produzido e complemente as informações.

 4º passo:

• Elaboração de cartazes com as regras de pontuação e expô-los no mural da sala, para que melhor se orientem em sua utilização.

 Atividade 3 
  Atividade investigativa desenvolvida através de produção de frases e pequenos textos sob inferências do professor. 

Recursos:

 • Professor como mediador do aprendizado
 • Textos impressos
 • “Datashow” (vídeos) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário