E.E. Jardim Maria Dirce II
Profª Iranete de Matos Pereira
Tema: Pontuação / Conto "Pontos de Vista"
Público – alvo: 8º e 9º anos
Duração: 10 aulas
Introdução
Os sinais de pontuação, na língua escrita, tentam reconstituir aproximadamente os movimentos melódicos da língua falada, demarcando no texto as pausas e a entoação. Seu emprego adequado contribui para a organização textual e, consequentemente, para a clareza e eficiência comunicativa do texto.
Objetivos:
• Analisar as duas maneiras de introduzir o discurso do personagem e a fala do narrador (discurso direto e indireto );
• Perceber que a pontuação é um recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor
• Reconhecer as diferenças de efeitos e sentidos com o uso da pontuação.
Metodologia:
1º passo:
• Leitura compartilhada do texto “Ponto de vista” de João Anzanello Carrascoza.
• Ativação de conhecimentos prévios. Questionamentos:
Qual o assunto tratado no texto?
Quantos e quais são os sinais de pontuação apresentados no texto?
Quais sinais já conhecem ou que mais utilizam?
Quais ainda não conhecem ou não utilizam com freqüência? P.S - Professor colocar as informações na lousa.
2º passo:
• Pedir aos alunos que analisem e justifiquem oralmente o uso da pontuação no texto.
• Apresentação e explanação das regras de pontuação (slides).
Atividade1
Solicitar aos alunos, que grifem funções explícitas no texto de alguns sinais de pontuação.
Atividade 2
Em grupo, peça aos alunos que elaborem uma regrinha de pontuação a partir dos trechos grifados anteriormente.
3º passo:
• Entregar as regras de pontuação aos alunos, para que os mesmos façam uma comparação com o texto produzido e complemente as informações.
4º passo:
• Elaboração de cartazes com as regras de pontuação e expô-los no mural da sala, para que melhor se orientem em sua utilização.
Atividade 3
Atividade investigativa desenvolvida através de produção de frases e pequenos textos sob inferências do professor.
Recursos:
• Professor como mediador do aprendizado
• Textos impressos
• “Datashow” (vídeos)
A intenção desse Blog é expor ideias e pensamentos. Através dele mostraremos trabalhos realizados no curso à distancia "Melhor Gestão Melhor Ensino" desenvolvido pela Secretaria Da Educação do Estado de São Paulo. Divulgaremos nossas experiência adquiridas no nosso dia a dia em sala de aula, mas ao mesmo tempo faremos papel de nossos alunos, o de "aprendente". GRUPO 3: Iranete de Matos, Joelma Rocha, Antônia Vilany, Isabete Alves e Eliane Julião
Nenhum comentário:
Postar um comentário