Joelma Rocha
de Carvalho
Antigamente
se alguém pedisse para eu falar sobre minha experiência com a leitura eu não
conseguiria, mas agora posso dizer que a mesma não foi tão agradável. Na 1
ª série a Dona Sebastiana era uma
professora muito brava e tinha o prazer de rotular como “ burro” os alunos que
não conseguiam realizar a leitura das famílias silábicas. Acredito que naquele
tempo ela era a dona do saber. Hoje sei que a didática dela era totalmente
tradicional e arcaica. No entanto hoje compreendo que muitos profissionais da
educação já tem a consciência que quando estamos ensinando temos a oportunidade
de aprender e renovar o nosso conhecimento é por isso que oriento os educandos
com objetivo de se tornarem participativos e críticos.
Repeti a 1ª
série e quando iniciou as aulas chorei muito não querendo ir à escola, minha
mãe consolou-me mesmo com pouca leitura e disse-me que naquele ano iria me
ajudar. Ela matriculou-se na EJA, também encontrei alguém que amava ensinar,
esta se chamava Regina tinha uma metodologia bem agradável, costumava falar
baixo quando explicava as atividades e realizava a leitura do dia. A cada
leitura realizada por ela, fui perdendo o medo e a timidez. Até que um dia a
professora organizou uma roda de leitura e todos os alunos tiveram a
oportunidade de escolher uma história e ler forma espontânea.
Atualmente
continuo lendo jornais, revistas e diversos livros. Acredito que a leitura nos
ajuda a abrir novos horizontes e nos permite interagir com a mesma e com os
outros esta conexão de relacionar a leitura com o mundo é especular.
Um dos
depoimentos que me chamou atenção foi o de Marilene Chauí (...) “Ler, acredito,
é uma das experiências mais radiosas de nossa vida, pois, como leitores,
descobrimos nossos próprios pensamentos e nossa própria fala graças ao
pensamento e à fala de um outro. Ler é suspender a passagem do tempo: para o
leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes
dialogam com o passado e anunciam o futuro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário