Cursista: Andreia Teresa dos Santos/ Joelma
Público alvo: 9 º ano
Tempo estimado: Oito aulas
Tema: Análise e
Produção do Gênero Crônica
O Primeiro Beijo –
Clarice Lispector
Objetivos
*Orientar e propor atividade para que os alunos tenham
oportunidade de compreender o gênero;
*Ler e a produzir textos tendo o ponto de partida do gênero
crônica e seus diversos estilos;
*Reconhecer e identificar as marcas textuais do gênero;
*Ampliar conhecimentos textuais, linguísticos e suas
possibilidades de participação social;
*Foco narrativo;
Conteúdos
*Marcas textuais do gênero crônicas;
*Identificar e reconhecer os diferentes estilos do gênero;
*Elementos fundamentais da crônica;
*Etapas da produção;
*Produção textual.
Procedimentos –
Fases da Aprendizagem
*Questionar os alunos as lembranças relacionadas ao título
do texto para instigar a ativação dos conhecimentos prévios, proporcionando um
diálogo sobre as experiências dos alunos relacionadas ao primeiro beijo;
*Apresentar trechos do vídeo exibido no programa “Encontro
com Fatima Bernardes”- tema: Dia dos namorados. http://tvg.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/videos/t/programa/
*Oralidade: Impressões dos alunos sobre o vídeo e troca de
experiências;
*Leitura do texto “O primeiro beijo”;
*Roda de conversa - abordar os valores éticos dessa
temática, expondo a visão dos alunos sobre o assunto, comparando com os valores
éticos da sociedade atual;
*Pesquisa - explorar as marcas textuais do gênero e o foco
narrativo;
*Produção de texto inicial (esboço);
*Organização e sistematização do gênero crônica - estudo
detalhado dos elementos do gênero, suas situações de produção e circulação;
*Produção coletiva tendo o professor como escriba;
*Produção individual;
*Troca de texto produzido entre os colegas para revisão e
análise através de critérios propostos pelo professor de acordo com a
organização e sistematização do gênero;
*Intervenções e considerações do professor sobre as
atividades apresentadas;
*Reescrita das produções;
*Introdução da roda de leitura: Ouvir a música “Eu sei que
vou te amar/Compositor Vinicius de Moraes”.
*Apresentação das
produções escritas.
Produto final
*Postar as produções textuais no Facebook para serem
apreciadas.
Recursos
*Data show;
*Exemplares de texto impresso;
*Acesso à internet.
Avaliação
*Será feita por meio da participação em grupo e
individual;
*Relatório de desempenho individual em meio ao grupo;
*Respostas às intervenções do professor;
*O levantamento das ideias e ações assertivas;
*Avaliação da participação expositiva;
*O poder de arguição;
*Avaliação da intervenção pós - posta dos grupos;
*Avaliação da produção final;
*Autoavaliação do desempenho e rendimento do grupo.
Maravilhoso.
ResponderExcluir