quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimento de Leitura e Escrita

                                       Minhas experiências com a leitura e escrita
Antonia Vilany
                                                                      
 Minha experiência com a leitura e escrita não aconteceu ao mesmo tempo, acredito que aprendi a gostar de escrever primeiro, na época da escola adorava escrever poesias, cartas e brincar com frases usando as letras dos nomes das minhas colegas de classe.
Os livros que eu tive que ler na escola, embora tenha adorado alguns, não fez com que eu me tornasse uma leitora. Talvez porque meus pais não tiveram oportunidade de estudar, a leitura não fez parte da minha infância. Mas eu sempre gostei de estudar, adorava ir à escola, para mim sempre foi o melhor lugar do mundo, não faltava por nada, mesmo doente.
Minhas vivências na infância e adolescência me ajudaram e muito na vida profissional qualificando minha prática pedagógica. A leitura para mim é um prazer, lazer, informação, imaginação e realidade, hoje leio desde os clássicos até os Best Sellers.


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonia! Ao ler seu depoimento de leitura uma frase chamou-me atenção “talvez porque meus pais não tiveram oportunidade de estudar”. Temos algo bem semelhante meus pais também não puderam estudar. Veja que minha mãe foi fazer a, 4ª série na EJA para ajudar os filhos nas lições de casa. Observamos como antigamente eram difíceis as coisas e nem por isso abandonamos a escola, deixamos de aprender ou ir à busca dos nossos objetivos. Antonia, hoje muita famílias necessita rever alguns conceitos em relação à educação dos filhos, digo educação familiar, pois a ausência da família é nítida na fala dos alunos. Eles necessitam do pai ou da mãe orientando nos deveres de casa. Mas, como nunca há tempo então estão substituindo o momento do diálogo, de orientar, de brincar, de ler para os filhos por um videogame de última geração, uma roupa mais descolada possível, um aparelho tecnológico de última geração. Enfim, estão ensinando serem cidadãos consumistas, apáticos, ou seja, estão dando o peixe ao invés de ensiná-los pescar.
    Joelma Rocha de Carvalho

    ResponderExcluir